Uma das coisas que mais chama a atenção pra gente é a quantidade de pessoas que nos pergunta sobre como fazer a foto 360° ou dos Planetinhas (TinyPlanet) como aqueles planetas que o Pequeno Príncipe visita em sua jornada de descobertas… Aí embaixo a foto que fizemos de Providência (uma ilha colombiana que fica mais perto da Nicarágua do que de qualquer outra coisa) Então vamos lá!
Notas
“Maidentrip”
O filme retrata a trajetória de uma menina de 14 anos que decidiu dar a volta ao mundo velejando, sem auxílio de adultos. Conforme a história vai se desenrolando, vemos o quanto isso seria desnecessário, pela maturidade demonstrada por Laura Dekker, além da experiência acumulada ao longo de toda infância na arte de velejar.
O documentário mostra toda a batalha judicial enfrentada por sua família para que Laura pudesse realizar seu sonho (uma vez que ele implicava também o abandono da escola). A garota realiza todas as filmagens sozinha, registrando momentos difíceis, como contornar o Cabo da Boa Esperança em meio a fortes tempestades e enfrentar perigosos trechos de recifes e corais.
“Transpatagônia”
Já havia me interessado muito por este filme ao ler o relato do viajante Guilherme Cavallari pela Patagônia chilena e argentina. O livro homônimo – com o subtítulo “Pumas não comem ciclistas” – é extremamente delicado, profundo, pontuado de reflexões sobre o ato de viajar e como mochilões podem ser uma metáfora da nossa curta existência sobre a Terra.
Para meu alívio (e de quem mais se apaixonou pelo livro), Continuar lendo “Transpatagônia”
“Os 33”
Os 33 (filme de 2015)
Este é não apenas um filme baseado em fatos reais, mas também uma obra cujo contrato foi assinado no calor do momento: pelo mesmo cano usado para receber água e comida, os mineiros receberam a proposta de Hollywood (que comprou todos os direitos dessas histórias de vida para sempre).
“Hector e a busca pela felicidade”

ÍNDIA – UM OLHAR AMOROSO (JEAN-CLAUDE CARRIÈRE)
Índia: um olhar amoroso (Jean-Claude Carrière)
O livro é um mix entre dicionário temático, guia de viagem e caderno de anotações diversas. Ao final, ainda que a leitura acabe por ser um tanto superficial, não podemos negar que a obra é uma bela introdução a um país tão múltiplo. Jean-Claude não minimiza seu objeto de estudo em nenhum momento: um livro de quase 500 páginas, como o seu, não pode pretender ir além de uma breve descrição sobre um lugar culturalmente tão rico.
Continuar lendo ÍNDIA – UM OLHAR AMOROSO (JEAN-CLAUDE CARRIÈRE)
“Meia-noite em Paris”
Estamos em Paris desde as primeiras cenas: ora diante do Louvre, ora em pleno Senna, ora frente à clichê Torre Eiffel. Ainda que no começo tenhamos a sensação de vermos um clip turístico, aos poucos esta impressão se desfaz: o diretor busca novos olhares para captar a atmosfera amorosa da capital francesa.
“Onde está a felicidade?”
Coprodução brasileira e espanhola, o longa “Onde está a felicidade?” é uma divertida comédia romântica que não se abstém, contudo, de trabalhar (ainda que de modo leve e divertido) com temáticas mais profundas. Estrelado pela sumida Bruna Lombardi, o filme conta com boas atuações, trilha sonora fantástica para quem curte um som latino-americano e uma maneira diferenciada de narrar a história.
Contracorriente
Contracorriente
O cenário escolhido é sensacional e ajuda a desmitificar as ideias preconcebidas em torno da Colômbia – que se mostra rica em paisagens e cultura, além de ser capaz de produzir um filme delicado e profundo como este. O tom de realismo mágico da narrativa, que não segue os padrões convencionais, é outro charme da produção.
Getting Home
Getting Home
Em nome de uma promessa, um operário decide levar o corpo do amigo para ser enterrado segundo as tradições. Enquanto percorre a China inteira com o cadáver a tiracolo, o protagonista vai passando por situações cada vez mais inusitadas, que põe em xeque a sua humanidade e a daqueles que o rodeiam.