“Hector e a busca pela felicidade”

 O filme mostra um psicanalista que decide viajar para descobrir o que o faz feliz – e para que, de posse dessa informação, possa compartilhá-la com seus pacientes depressivos e paranoicos. Assim, Hector abandona uma rotina muito estável e aparentemente feliz para percorrer terras de Oriente e Ocidente.

Se o mote da trama não é ruim (e nem a narração das aventuras do personagem), ainda assim a obra peca muito. Há um excesso de clichês e preconceitos que nem sequer servem para divertir o espectador – estão lá por pura ignorância dos produtores do filme.

Um exemplo é o contraste que se dá entre os destinos escolhidos pelo personagem: China (país), África (continente) e Los Angeles (cidade). Enquanto sua parada em terras estadunidenses merece até a nomeação da cidade escolhida, o destino no continente africano não é enunciado. Trata-se simplesmente da “África”, como se todos os mais de 50 países do continente apresentassem as mesmas características e pudessem ser reunidos em um só grupo.

E seguindo a lógica imperialista no retrato africano, logicamente lá tudo será exibido como precário, insuficiente e extremamente violento. Quando o personagem viaja pela China também há uma série de clichês discutíveis, mas nada tão absurdo quanto as cenas no suposto país africano.

Depois de tanto viajar, o protagonista chega a uma conclusão simplificadora, generalizante, que não resolve nada – mas traz o final feliz que todas as fórmulas de cinema de massas exigem. Enfim… essa é nossa análise, mas há muita gente que gosta, então você deve assistir e chegar a suas próprias conclusões!

https://www.youtube.com/watch?v=uIT6gM0SaWw
#cin&mochila
Anúncios

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s