Pedra do Penhol em Guatapé – Colômbia

No alto das serras de Medellín se encontra a região de Guatape e a represa do Penhol. Mas o mais impressionante é uma pedra enorme que corta a paisagem ao meio e dá uma das vistas panorâmicas mais incríveis que já vimos.

Saindo de Medellín pelo terminal norte você compra uma passagem para a Piedra ou Guatape por 13000COP e segue viagem por aproximadamente 2h serra acima. Na ultima meia hora já é possível avistar a Pedra de longe rasgando a paisagem. Ah… E perdoe aqueles que a confundirem com o Pão de Açúcar, pois de fato a formação rochosa é semelhante.

A diferença é que no lugar do mar há uma represa que forma ilhas por todos os lados. Por aqui é possível fazer passeios de lancha. Outra diferença é que como é a única zona alta nas redondezas próximas, não há teleféricos ou coisas do tipo e sim uma escadaria de 740 degraus construídos na própria pedra. Prepare joelhos, panturrilhas e coxas!

A entrada para subir custa 15000COP e não compre nada por lá, pois é mais caro. Se precisar comprar algo pra beber ou comer, faça o na padaria ao lado do posto de gasolina onde o bus deixa a galera. Aqui cabem duas observações importantes:
– quando for comprar a passagem de ida especifique que você deseja o bus que vai direto a pedra;
– ao chegar no posto não aceite carona de tuktuks. São 12000 e o sendero peatonal (pedestres) além de gratuito te dará uma vista bem legal da pedra e das ilhas. Mas claro… É subida e só construíram os primeiros degraus, o resto é terra.

Ao subir as escadas voce terá ponto a ponto uma vista melhor e depois de uns 20 minutos de degraus estará no topo! Certo que este passeio necessita da ajudinha do Sol e saiba que o clima aqui é ameno e fresco. A altitude é em torno de 2500m acima do nível do mar.

Caso vá em Janeiro (férias escolares na Colômbia ) e final de semana saiba que pode encontrar bastante gente visitando também. É que mesmo aos colombianos o lugar ainda tem ares recentes pois há menos de uma década o lugar era ainda meio inacessível por questões que envolviam os carteis e guerrilhas. Pablo Escobar, por exemplo, era dono de várias das ilhas e construiu casas e outras coisas para ele. Hoje o local respira paz e turismo.

Na volta compre o tiquete do bus no posto em que desceu. Quando retornar a Medellín à noite, terá uma vista muito interessante da cidade e suas luzes serra abaixo.

Anúncios

Uma consideração sobre “Pedra do Penhol em Guatapé – Colômbia”

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s