Andando por aí e dando nossos pulinhos pela América Latina pudemos ver alguns tipos de Igrejas que variam entre as arquiteturas Barroca, Gótica e Moderna. Assim como já postamos templos budistas, mesquita e outros, chegou a hora de trazermos alguns registros de templos cristãos que registramos por aqui. Alguns realmente impressionam demais seja por sua grandiosidade, arquitetura, simplicidade ou até rusticidade. Clique nas imagens para vê-las em bom tamanho…
1 – Quito (Equador)
2 – Cartagena (Colômbia)
3 – Cusco (Peru)
4 – Sucre (Bolívia)
5 – Ciudad de Panamá (Panamá)
6 – Santiago (Chile)
7 – Bolívia (La Paz, Uyuni, Tiwanaku, Copacabana…)
8 – Colômbia (Santa Marta, Jardín, Bogotá…)
9 – Chile (San Pedro do Atacama, Toconao, Socaire…)
10 – Peru (Huaraz) – Equador (Baños) –
As histórias de cada igreja impressionam. Em Tiwanaku na Bolívia, a igreja foi erguida pelos espanhóis utilizando as pedras das ruínas históricas do povo pré-inca. O mesmo ocorreu com várias igrejas erguidas em Cusco no Peru. Já em Yungay, próximo a Huaraz, também no Peru, a igreja com seu cemitério foi a única coisa que restou após uma avalanche no ano de 1970 que devastou a cidade inteira e matou mais de 90% dos seus habitantes.
Em Baños, no Equador, a história da sua igreja e dos personagens históricos da cidade se misturam aos momentos de fúria do vulcão Tungurahua, estando tudo registrado nos quadros do museu da cidade. Já em Quito, a catedral impressiona não só pelo seu tamanho (graças a sua arquitetura gótica) e por seus vitrais, como também pelas características singulares na parte externa que exalta figuras animalescas da própria fauna equatoriana (tartarugas, iguanas, corujas, pelicanos…).
Na Colômbia o que mais nos encantou foram as luzes das igrejas da cidade notívaga de Cartagena, dando lhes um ar festivo e alegre em meio a agitação das pessoas. Já na pequena cidade Jardín, a igreja impressiona por sua altura e decoração interna.
No Chile destacamos o contraste das igrejas de Santiago e do Cerro Santa Lúcia com as simplórias igrejinhas das regiões desérticas do Atacama – algumas feitas de adobe. Não podíamos deixar de fora também os templos bolivianos na região de fronteira com o Chile (a Igreja de Pedra rumo a Uyuni) e com o Peru (a bela basílica de Copacabana e o Cerro Calvário a 4000m de altitude com vista para o Titikaka).
Estes foram alguns dos nossos registros fotográficos nos últimos mochilões…