O Top6 do Equador

A gente poderia começar logo falando de Galápagos, mas chegar nas ilhas é bem mais caro que conhecer o país todo, portanto escolhemos lugares especiais que visitamos por lá pra você anotar aí nos seus planos! Continue lendo pra descobrir um maravilhoso Equador que muita gente desconhece…

1 – Cratera do Vulcão Quilotoa

Bom, só a palavra vulcão já gera curiosidade e interesse a muitos brasileiros pelo simples motivo de ser algo muito distante da nossa realidade. Primeiro por não termos nenhum por aqui, segundo por toda a mística que ele carrega e a história geológica do nosso querido planeta azul. O Quilotoa, por sinal, tem muito a ver com a palavra azul. Você parte da cidade de Latacunga, com um ônibus bem baratinho saindo da rodoviária e gastando muito pouco vai por uma linda estrada serrana descendo em um lugar bonito e super tranquilo na borda do vulcão. Sério, é bem barato! Com uns 10 reais você pega uma carona para voltar até a cidadezinha de Zumbahua pra pegar o busão de volta. Ah… mas o que é o Quilotoa? Bom, um vulcão extinto que deixou dentro de sua caldeira um enorme lago azul turquesa. Para se ter noção do tamanho, só para descer da borda até o lago são quase 2 horas namorando o azul das águas. Como estamos a 4000m de altitude, a subida de volta pode ser meio pesada se estiver querendo ganhar tempo. Talvez um cavalo te ajude na subida. Fique tranquilo: o vulcão está extinto, e sua última erupção parece ter sido próxima dos anos 1200.

 

2 – Vulcão Cotopaxi

Antes de mais nada você precisa entender que o Equador possui a alcunha de Avenida de Vulcões. Já deve estar entendendo o porquê, né? Este é o vulcão mais próximo do Sol, em toda a Terra, por estar a 5800m de altitude e na linha do equador. Seu formato típico de um vulcão ‘strato’ é o que o torna tão bonito e imponente! Vê-lo de longe, no Parque Nacional, é emocionante e subir até o glaciar ainda mais. No entanto, tivemos sorte. Subimos em janeiro de 2015 e em maio ele entrou em atividade vulcânica expelindo cinzas e fumaça. O Cotopaxi, apesar de bonito, é considerado um dos mais perigosos do planeta por sua proximidade com cidades como Latacunga e Quito e como possui duas crateras, se uma delas (a que comumente não erupciona) entrar em erupção poderia causar milhões de mortes. Você pode conhecer a história dele na entrada do Parque Nacional. Você também pode subir até o glaciar ou até escalar até o cume (subidas sempre noturnas por causa do gelo), porém, sempre pesquise antes para saber as condições de visitação.

Caso passe alguns dias na cidade de Latacunga, como fizemos, vá ao café Cunani que é sucesso! Vai poder comer coisas bem legais da culinária 10922543_838458939525674_5782041321134276038_nequatoriana! Quando passamos por lá, a dona registrou nossa passagem e postou na página do café no facebook! Os primeiros brasileiros por lá hahaha… Muito simpática e um lugar muito acolhedor!

3 – Baños

Um achado! Pouco se fala aqui no Brasil sobre o Equador, ainda mais sobre esta cidade. Uma cidade mais interiorana, no limite geográfico entre os Andes e a Floresta Amazônica. Ou seja, você pode escalar um vulcão super alto chamado Tungurahua ou em algumas horas fazer um tour pela selva amazônica conhecendo tribos indígenas e navegando em rios que cruzarão o continente de oeste a leste até o Atlântico. Além do charme da cidade, há ainda uma opção muito interessante: o balanço do fim do mundo. Sim, um balanço daqueles de brincar, preso em uma casa de árvore à beira do precipício em frente ao vulcão que entrou em erupção várias vezes nos últimos anos (mas por questões geográficas, não costuma ameaçar a cidade de Baños devido à proteção das montanhas próximas). Outra opção: conhecer o Pailón del Diablo, o Rio Verde, os cannions e a cidade toda de bike, parando ainda pra fazer um cannyoning radical.

 

4 – Quito

A capital do país é uma cidade agitada e bem estruturada, do tipo que recebe turistas e viajantes do mundo todo, cheia de parques, avenidas e shoppings. Quando estiver por aqui, vá até o Telefériqo (sim, com Q) e suba pra ver a cidade toda de cima. É muito bonito! E ainda por cima, você pode fazer um trekking até o vulcão extinto, Pichincha. Ah… sim.. outro vulcão, aliás, com carinha de extinto, só que não – é um dos mais ativos e pasmem, a 8km do centro de Quito! Aliás, se der sorte, vai poder ver daí vulcões por todos os lados! Cotopaxi, Pichincha, Illiniza, Cayambe, Antisana… em dia de sol e céu limpo você pode ver todos de cima do cerro de Quito. Se quiser viajar algumas poucas horinhas você chega próximo do imponente Chimborazo, o mais alto de todos no país.

 

5 – Latitude 0°

É a mística do Equador: estar no centro do planeta. E eles souberam explorar bem este fato com dois museus (parques) sobre isso. Um deles com experiências científicas, lojinha e desafio de equilíbrio de ovos em pregos (é engraçado e você ganha um certificado de que conseguiu ao final, além de um carimbo especial no passaporte). O outro é o que possui a torre com os quatro pontos cardeais partindo do centro geográfico do planeta. Ah… por aqui você pode acabar gastando mais do que esperava (pelo apelo turístico de Quito neste local).

6 – Galápagos…

Não fomos ainda. Pois é, parece triste porque sempre se lê e escuta maravilhas das ilhas por onde Darwin passou e formulou teorias sobre a evolução a partir de estudos de espécies endêmicas. Realmente deve ser um lugar lindo e se puder, vá! https://i2.wp.com/lumini.xpg.uol.com.br/LUMINI_Historia/Evolucao/GalapagosMapa.GIFPorém… se não puder, faça como a gente: descubra o Equador! Se vimos uma vantagem em não ter dinheiro de ter ido até as ilhas, foi a deste fato nos proporcionar a chance de conhecer lugares tão incríveis e pouco divulgados neste país incrível!

Portanto, se sua missão é conhecer lugares especiais do nosso querido continente sulamericano, anote aí o Equador. A avenida dos vulcões não pode ficar fora de seu roteiro de maneira alguma! Deixe-se surpreender pelas paisagens, pelo povo e pelas possibilidades desta terra encantadora.

Obs: Já postamos aqui dicas sobre ir pra Baños e Quilotoa.. você pode pesquisar pelo site ou clicar nas tags do post que te interessam e descobrir mais conteúdo interessante para sua trip! 😉

 

Anúncios

4 comentários em “O Top6 do Equador”

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s