Dúvidas sobre passaporte?

Um dos poucos documentos que te dão algum motivo para sorrir e mostrar pra galera por onde andou. Porém, é preciso tirá-lo e mantê-lo sempre em ordem para poder viajar para quase o mundo todo. Quase? Sim, existem países aqui do lado em que você nem precisa dele, mas pode querer usá-lo para levar aquela carimbada feliz! Venha tirar suas dúvidas sobre o Passaporte Brasileiro…

GOPR1833.jpg
Os carimbos tão desejados!

Chegou aquele momento de viajar? Ou se é como no meu caso, chegou a hora de trocá-lo pois sua validade está perto de vencer. O passaporte nunca é renovado, quando ele vence, você deve fazer um outro e o antigo se torna uma boa lembrança dos lugares que visitou. Veja as principais dúvidas e respostas aqui:

Onde solicito um passaporte?

O site da Polícia Federal é o responsável por agendar, emitir a GRU (boleto) e recolher suas informações e documentos.

Quanto custa tirar um passaporte?

Atualmente (2018) o valor gira em torno de R$257 (duzentos e cinquenta e sete reais). Isso mesmo. Caro! A única vantagem é que na maioria dos casos (maiores de 18 anos) ele dura por 10 anos então, é como se pagasse 25,70 por ano (essa é lógica é pra doer menos na alma na hora de pagar a GRU).

GOPR1830.jpg
GRU precisa ser paga para poder agendar na PF

É preciso de passaporte para todos os lugares onde viajarei?

Não. Os países do Mercosul e os países que fazem fronteira com o Brasil – (ArgentinaParaguaiUruguaiChileBolíviaColômbiaEquadorPeru e Venezuela)não obrigam o passaporte (exceto Suriname e Guianas que exigem até visto!), você consegue viajar com o RG (estando ele com a validade correta, 10 anos de expedição, sem desgaste e sem fotos muito antigas). Mas sinceramente, recomendamos o passaporte por ele ser um pouco mais seguro em algumas situações e por facilitar em outras, mas sim, ele é caro.

Preciso só de passaporte pra viajar pra qualquer lugar?

Não. Para vários países você precisará também de visto, como precisei no Japão. Cada país tem sua própria regra para o visto e você precisará consultar o site da embaixada para conseguir informações mais precisas de cada país. Mas para saber se o país para onde você irá precisa de visto, consulte aqui no site do ministério do Turismo. Ah! E alguns países (inclusive os de fronteira e mercosul) exigem a vacina de Febre Amarela ou outras, por isso é bom tê-las anexadas com clips firme no passaporte!

GOPR1827.jpg
O visto japonês ocupa uma folha inteira do seu passaporte e te colocam uma foto horrível

Quais documentos preciso para tirar o passaporte?

O que vamos listar aqui vale apenas para brasileiros que querem o passaporte comum. Para passaportes de emergência, para estrangeiros ou outros é preciso consultar o site da polícia federal e verificar os detalhes. Se você não tem o seu passaporte retido pela justiça, você precisará disto aqui:

– ser BRASILEIRO;
– ter-se alistado eleitor, quando obrigatório;
– ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa respectiva;
– se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
– não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça;
– reunir os seguintes documentos ORIGINAIS:

  1. Identidade (RG, CNH…)
  2. Certidões de Casamento (em caso de trocas de nome), de Nascimento (em caso de menores) e outras se você solicitou mudanças no seu nome alguma vez.
  3. Fotografia (apenas para menores de 3 anos), para os demais a foto será tirada lá, portanto corte o cabelo, escove os dentes, faça a barba e passe perfume XD.
  4. CPF
  5. GRU paga. Sempre fique com o recibo em mãos para qualquer problema.
  6. Título de Eleitor e de Serviço Militar você deve estar em dia e levar o documento apenas no dia em que agendou na polícia federal. No site não pedirão pois irão consultar os sistemas e ver se está ok, mas é sempre bom conferir.
  7. Endereço fixo e telefone para o site!
  8. Passaporte Atual válido. Se você já tem um, deve levar no dia para que cancelem o antigo e validem o novo. Depois ele vira recordação!

GOPR1828.jpg

O que preciso fazer para agendar?

☛  Para efetuar o agendamento ou reagendamento, é necessário apenas o preenchimento de CPF + data de nascimento. É necessário pagar a GRU primeiro.

☛  Não é necessário informar o número de protocolo. Apenas em casos excepcionais, como no caso de menor ou maior sem CPF, é que passa a ser necessário que se informe o protocolo.

☛ Caso necessite verificar o número do seu protocolo, localize-o na GRU gerada, no campo “Número de solicitação” que fica abaixo do endereço do requerente, logo acima da imagem do código de barras.

E quanto a validade?

Seu passaporte tem validade. E ela não pode vencer enquanto estiver viajando, caso contrário terá problemas para entrar ou sair. Portanto veja a validade ANTES de programar sua viagem para não ter problemas.

Há outro ponto! Alguns países da comunidade européia pedem que seu passaporte tenha validade extra de 3 meses (pesquise o país para onde vai) o que quer dizer que se você planeja ir para a Alemanha e sair de lá em março, seu passaporte precisa ter validade pelo menos até junho/julho do mesmo ano. Fique atento!

Existe mais algo que preciso me atentar quanto ao passaporte durante a viagem?

Sim. Não tem efeito legal, mas é sempre bom você ter uma xérox do seu passaporte para qualquer problema de perda, roubo ou coisa do gênero. Outra coisa importante são os papéis que te dão nas fronteiras: o temido papel da imigração que te falam para nunca perder. E por via das dúvidas, nunca o perca mesmo. Caso perca, há formas de sair do país pegando outro papel e preenchendo na fronteira e apresentando junto do seu carimbo no passaporte… se não funcionar, o jeito é entrar em contato com o consulado brasileiro ou a polícia internacional.

O passaporte serve só para as fronteiras?

Não! Você consegue uns carimbos extras em lugares loucos como Machu Picchu, Latitude O° no Equador e etc… é tipo um souvenir.

Faltou alguma dúvida? Quer nos fazer uma pergunta? Use o espaço dos comentários aí abaixo e boa viagem! =)

15012015-IMG_4214

E aí, o que achou? Diz pra gente!