Fotos Planetinha e 360° – Como fazemos!

Uma das coisas que mais chama a atenção pra gente é a quantidade de pessoas que nos pergunta sobre como fazer a foto 360° ou dos Planetinhas (TinyPlanet) como aqueles planetas que o Pequeno Príncipe visita em sua jornada de descobertas… Aí embaixo a foto que fizemos de Providência (uma ilha colombiana que fica mais perto da Nicarágua do que de qualquer outra coisa) Então vamos lá!

FB_IMG_1453247354561.jpg

O que são?

Fotos 360° são fotos em que você tira de todos os ângulos. Nós tiramos de uma forma mais manual, mas existem câmeras próprias hoje em dia para fazer esse tipo de foto e em alguns casos até drones com goPro. Elas permitem que você poste no facebook por exemplo e o visitante veja com o mesmo olhar que você teve quando estava lá e esse é o maior barato! Veja um exemplo que fizemos desta mesma paisagem em Providência:

Providência em 360° no Facebook

Planetinhas são as fotos arredondadas em forma de planeta que são extraídas a partir das 360° a partir de algum aplicativo ou técnica fotográfica. Aqui no caso fazemos de um jeito bem fácil.

Do que precisa?

Em 2013 eu (Tück) estive no Japão e pude visitar o paraíso dos eletrônicos em Akihabara e lá comprei na época dois tablets Nexus7 para usarmos. Foi lá que descobrimos que o app da câmera tinha dois apps adicionais incorporados na própria câmera: o Photosphere e o TinyPlanet. Ou seja, tirávamos as fotos panorâmicas em 360° seguindo as instruções da câmera e depois pedíamos para “Criar Planetinha” (ou seja renderizar neste formato de planeta). Usamos o mesmo aplicativo no celular Nexus 4. A graça do Nexus é ele usar o Android puro, diferente dos celulares da Sony, Samsung, LG e tantos outros que alteram o sistema deixando ele mais pobre e lento.

Mas há outras formas também veja o que mais você pode usar:

  • Apps: Cardboard Câmera / 360 Panorama / Pano / Lumia Panorama / Photosynth / Google Street View (o antigo Photo Sphere) / app do Google Câmera (não tem no google play…)
  • Câmeras de mão como a Ricoh Theta ou a Gocam.
  • Esse link pode ajudar você a ter o PhotoSphere mesmo sem ter um celular Google. Então clica aqui!

Como tira?

Nas câmeras de mão, como a Ricoh Theta, ela meio que já tira e faz tudo por você. Nos apps vc vai seguindo os pontos e tirando ela, seja panorâmica ou 360°. Passamos por situações engraçadas tirando essas fotos, pois você fica uns minutinhos ali girando feito um pião pra pegar tudo, inclusive o seu pé e o sol hahah!!! Aqui parece a cena do Rei Leão, mas é a Carina tirando um 360°!!!

DSC_0183.jpg

Por onde já tiramos e… Como ficam os planetas? 

Anúncios

3 comentários em “Fotos Planetinha e 360° – Como fazemos!”

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s