Medellín – Colômbia

A maior e mais caótica cidade colombiana também é repleta de cultura, lugares bonitos e possibilidades únicas. Cercada de cidades interessantes é daqui que você também pode ir para lugares mágicos como a Pedra do Peñol em Guatape e na Casa do Ar próxima de Abejorral. Vem com a gente saber mais…

O trânsito na Colômbia não é tão caótico como no Peru ou na Bolívia, mas é o mais desrespeitoso. Se no Brasil reclamam que as pessoas cortam fila nem queira saber como é isso aqui. Fora isso são muito amáveis e atenciosos. É a segunda trombada de carro em dois dias aqui. O que será que nos aguardava aqui?

image

 

 

 

 

 

Onde fica?

Cidade mais populosa e central da Colômbia. Clima ameno e um jeitão meio paulistano.

Como viemos?

Dá pra vir de avião ou de ônibus de qualquer lugar do país. Chegamos a Medellín depois de 15h em um busão de Santa Marta chamado Brasília e que trombou de lado com uma van logo na saída do terminal, nos fazendo perder uma meia hora.

O que tem pra fazer?

Muita coisa, dentre elas:

  • Parque Explora
  • Plaza Botero e a Casa de Cultura
  • Castillo
  • Casa do Ar (Leia o link ao lado para saber como pegar bus para Abejorral)
  • Guatape (Leia o post ao lado para saber como pegar bus para Peñol)
  • Turismo “Pablo Escobar”

Como se locomover?

O metrô é muito útil. Em todos estes tem como partir de alguma estação, além dele você pode optar por ônibus, táxis e os ubers da vida.

Assim que chegamos fomos do nosso hostel Cocoobambo até a estação Universidad do Metro (é a única cidade da Colômbia com metro) e descemos ao Parque Explora um lugar que reúne salas interativas sobre ciência, história e diversas outras exposições dentre as quais havia uma somente sobre comidas e sua história. Na parte em que fala da capacidade humana de contar e registrar histórias há setores interativos muito legais. Você pode dublar trechos de filmes como Avatar, Star Wars V, Gato de Botas ou Monstros SA; narrar gols do Pelé, Maradona, Messi…; fazer seu filme, sua manchete de jornal, sua hq, seu grafitte… Postaremos alguns vídeos engraçados sobre isso depois.  Por exemplo a honra que tive em dublar o Mestre Yoda…

No dia seguinte logo partimos ao aeroporto doméstico para garantir os próximos passos e lá vimos a estátua de Carlos Gardel, que recebeu essa homenagem após morrer em um acidente aéreo no aeroporto de Medellín. Nos locomovendo sempre de metrô ou taxi quando for vantagem fomos a uma casa de câmbios e comprovamos que aqui é o melhor lugar para cambiar dólares da Colômbia. Chegamos a ter 100 reais aproximadamente de ganho em comparação com Cartagena.

Daí fomos a estação Parque Berrio para conhecer a Praça Botero com a casa de Cultura ao fundo e o bonito museu de Antioquia. Fernando Botero é com certeza o maior expoente da arte colombiana e logo na entrada já se explica que ele jamais pintou figuras gordas e sim volumosas pois crê que toda a sensualidade da arte está nas formas e volumes. Além dele há obras de Cano, Picasso, Rodin, Rivera e outros…

Durante o caminho até aí conversamos com um taxista que nos falou de como anda o país ultimamente e parece que vivem sua melhor época, principalmente em relação a paz. Mesmo que ainda haja roubos e coisas do tipo, não chega nem perto da época em que havia a guerra dos carteis de narcotráfico e da era de conflitos com as FARC. Segundo ele, os moradores de Medellin gostam da atual gestão do pais por terem equilibrado as contas e controlado melhor a situação das drogas. Recentemente a Colômbia e a FARC foram a Cuba tratar de um acordo de paz que parece ter dado resultados bons.

Por onde andamos até agora nos sentimos sempre tranqüilos e seguros, muito melhor do que vários lugares do estado de São Paulo por exemplo e temos notado uma polícia muito mais auxiliadora e cidadã do que de policiais militares cizudos e intimidadores. Até estranhamos ver os policiais conversando alegremente, rindo e zoando entre si e apaziguando na base da conversa. No entanto, não é totalmente seguro e como toda cidade grande sul americana necessita de atenção e cuidados básicos.

Após um café no Café Botero compramos uma lembrança de 10000COP (15 reais)  de um perro do Botero para nossa estante e seguimos para a próxima parada. Ah, não foi a primeira vez que tivemos contato com as obras dele: ano passado terminamos praticamente nossa rota em Bogotá onde fomos na região da Candelária conhecer o museu com algumas das famosas obras dele, como a Monalisa.

De metrô fomos até a estação Aguacatala e de taxi até o Castillo. Um lugar muito bonito e tranquilo com bela vista do alto para a cidade. O Castelo era de uma família de antepassados alemães e hoje pertence a uma fundação privada. Para entrar custa 10000COP e é um ótimo local para picnics e para passar a tarde. Dentro havia uma exposição de presépios muito bonitos, além do tour pelo castelo. No lado de fora você pode acabar cruzando com esquilos no caminho.

Medellín é sem dúvida uma cidade muito forte economicamente e culturalmente, próxima das montanhas e com um clima bem agradável. Seus mais de 2 milhões de habitantes fazem com que a cidade se pareça bem com São Paulo, só que mais montanhosa. Provavelmente seus problemas sociais também se pareçam com Sampa, mas urbanisticamente do centro ao sul se preparou melhor. Aos que acompanham a série Narcos, do Netflix, com o brasileiro Wagner Moura no papel do terrível e polêmico Pablo Escobar, saibam que a série foi rodada aqui em parte para remontar a cidade na décadas de setenta, oitenta… Mas que hoje a cidade está em um clima de conquista da paz a muito custo. Embora a figura de Escobar seja icônica e polemizada a ponto de pessoas visitarem e reverenciarem seu túmulo, a cicatriz deixada por ele na vida social foi bem forte e hoje parece servir de lembrança necessaria para que se valorize os tempos de paz.

Continue acompanhando o Dandoumpulo em nosso mochilão… 😉

image

image

image

image

Anúncios

3 comentários em “Medellín – Colômbia”

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s