Cartagena das Índias – Colômbia

Sinta o lado da Colômbia mais caribenha: nas paisagens, nos ritmos, nos cenários e histórias… Terra de praias, piratas, castelos, alegria e vida noturna animada! Venha pra Cartagena dando um pulo aqui!

IMG_0414-ANIMATION.gif

Onde fica?

Norte da Colômbia, no litoral atlântico do Caribe.

Como é o clima?

Quente! Muito quente com um mormaço terrível de se acostumar no primeiro dia. É tipo verão o ano inteiro, pois fomos no inverno e pegamos 30° fácil! Beba MUITA água o dia todo.

Como ir?

Há passagens direto do Brasil com preços relativamente bons se compararmos com a distância e com outros destinos mais próximos como Montevidéu, La Paz e Quito. Você também pode pegar ônibus vindos das principais cidades da Colômbia. Você pode ler este nosso post para entender algumas outras coisas: Escolhendo seu destino na América do Sul

Vale a pena?

Muito! Na Colômbia continental você talvez não veja uma cidade tão bonita e alegre como Cartagena. Daqui você também pode ir pra destinos pertos como Santa Marta e San Andrés ou para um pouquinho mais longe como Medellín e San Gil.

E os preços?

Não são caros. É muito semelhante ao que pagamos em cidades praianas do Brasil, e olhe que fomos com o dólar valendo R$4,20!!! Para informações detalhadas você pode ler nosso relato do mochilão que fizemos pela Colômbia aqui: Mochilão Colômbia

Como foi nossa passagem por aqui?

Assim que chegamos fomos ao bairro Getsemani, onde fica nosso hostel Maroel – esse hostel é pra quem quer economizar mesmo porquê nem janela tem -, e de lá fomos andar por cima das muralhas que protegiam a cidade há mais de 300 anos. A cidade que já foi o mais importante porto do mundo por enviar todo o ouro e prata andinos até a Espanha. Porém, mesmo com a muralha e o castelo, a Espanha também foi roubada (ladrão que rouba ladrão….) pelo famoso pirata inglês James , que bombardeou Cartagena e destruiu a primeira catedral, pilhando todo o ouro a ser transportado. Em outros ataques posteriores, a cidade foi ‘salva’ por Blaz de Leso, ao proteger a cidade da invasão inglesa de Edward Vernon e George Washington. Uma estátua dele se encontra em frente ao Castillo Real Felipe.

Este Castillo é incrivelmente lindo, não tanto pela sua construção, bem simples em questão de castelos, mas pela linda vista de todos os lados da cidade! É aqui que escolhemos ver nosso segundo por-do-sol na cidade. O primeiro foi no Café del Mar, em cima das muralhas que protegiam a cidade. Hoje há um aterro entre a muralha e o mar, onde foram construídas as avenidas costeiras.

No primeiro dia fomos pegos de jeito pelo calor infernal de Cartagena. Um sol forte em pleno inverno e um bafo de sensação térmica de mais de 30 graus. Já no segundo pudemos ir até a Playa Blanca onde nadamos pela primeira vez nas águas verdes caribenhas. É uma praia popular de água esvesrdeada, mas como fomos em um domingo de férias estava um tanto cheio. Andamos um pouco mais e ficou mais tranquilo. Aliás, tranquilo também é o mar sem ondas… Marolas de água fresquinha.

Neste segundo dia o ar da cidade estava bem mais fresco apesar do Sol forte e perambular por aí ficou mais fácil. Depois continuamos andando por todo o Centro Histórico, que ainda tinha a decoração de Natal, uma das mais lindas que já vimos. Compramos por lá umas arepas por 2000 colombianos (cerca de R$ 3) e mangas com sal pelo mesmo preço. Apesar dos muitos restaurantes caros, há essas opções de comida de rua em Cartagena, que enchem a pança sem esvaziar os bolsos (foi uma das nossas táticas para driblar o dólar nas alturas).

Fácil foi andar pela noite no Centro da cidade, região das igrejas e calles estreitas. Uma vida noturna muito alegre e agitada deixa a noite de Cartagena encantadora e é o momento e local pra quem quer sentar e beber, dançar ou simplesmente fotografar enquanto curte a vibe noturna.

Fizemos o passeio para Playa Blanca, que tradicionalmente é um tour caro. No entanto, do nosso jeito saiu bem mais em conta 😉 – Mas se você já tiver ido a praias paradisíacas como San Andrés ou Providência, nem precisa ir pra Playa Blanca… de verdade.

Fomos até um posto de gasolina perto do hotel e de lá pegamos uma buseta (é assim mesmo que se fala) para Pasacaballos (pagamos 1800 COP). Como era um domingo, muitos colombianos estavam indo para a praia também – vimos umas meninas de canga no ônibus e descemos junto com elas, para racharmos o valor de um táxi até a praia (saiu 8000 COP cada, mas porque demos a sorte de irmos com nativas… para turista o preço é cerca de 15000 COP, que foi o que pagamos na volta, e depois de chorar para o taxista). De domingo e em período de férias escolares, a praia é MUITO cheia… mas ainda assim não tirou o nosso gosto de ver, pela primeira vez, aquele azul incrível das águas do Caribe. Passamos umas horinhas na praia e fizemos o percurso de volta a Cartagena.

Descemos na entrada do Castillo Real San Filipe, que, apesar de ter uma entrada cara (17000 COP) é um lugar muito bonito, onde fizemos algumas de nossas fotos mais incríveis e de onde tivemos uma visão linda da cidade. O que vale não é tanto a arquitetura do castelo em si (que é linda, contudo), mas a vista panorâmica que ele proporciona (ainda mais linda), e que revela tanto o centro histórico quanto a parte mais moderna de Cartagena. De lá vimos também outro pôr do sol memorável.

No terceiro dia, aproveitamos a cidade pela manhã (que é até bem vazia… em função do calor, Cartagena ganha vida à noite).  No geral, Cartagena não é uma boa cidade para comprar lembrancinhas, a menos que você goste de livros! No Parque Centenário há várias bancas de jornal que funcionam como sebo, e tem muita coisa interessante por lá (apesar dos livros do Gabriel García Márquez serem sempre mais caros que os demais).

DCIM100GOPRO
Calles do Centro de Cartagena
Anúncios

Uma consideração sobre “Cartagena das Índias – Colômbia”

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s