Índia – Um olhar amoroso

Índia – Um olhar amoroso (Jean-Claude Carriére)

O livro é um mix entre dicionário temático, guia de viagem e caderno de anotações diversas. Ao final, ainda que a leitura acabe por ser um tanto superficial, não podemos negar que a obra é uma bela introdução a um país tão múltiplo. Jean-Claude não minimiza seu objeto de estudo em nenhum momento: um livro de quase 500 páginas, como o seu, não pode pretender ir além de uma breve descrição sobre um lugar culturalmente tão rico.

5d561e5c8d3bf78443af18548ced564fdeae6f6a

Suas reflexões sobre a religiosidade e a literatura são pontos fortes na obra. O autor sabe, com delicadeza, pôr em questão nossos preconceitos em relação à Ásia e suas tradições. Um dos trechos que mais chamou minha atenção foi o capítulo dedicado ao estudo dos ídolos nessa sociedade – que nos leva à conclusão que os verdadeiros idólatras somos nós, ocidentais.

Carrière aproveita bem o aspecto dicionarizante de sua obra, construindo-a como um mosaico: ora estamos diante de trechos realmente engraçados (como os casos insólitos que ocorreram no país), ora diante de trechos de grande profundidade – reflexões sobre a vida, a morte, a religião e a literatura. É um livro tão precioso como o país que descreve.

#dandoumalida

 

 

Anúncios

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s