Ruínas de Tulum – México

Geralmente, quando pensamos em ruínas das civilizações pré-hispânicas, as imaginamos no meio da selva tropical. Mas Tulum reserva uma boa surpresa! Cercada pelo mar do Caribe, apresenta um conjunto de ruínas bastante impressionante e cheio de histórias!

img_03851

 

Onde fica e como chegar?

As ruínas ficam na entrada da cidade, muito bem sinalizadas. Para quem vai de van (em espanhol, colectivos), o maior cuidado a tomar é não ser enganado pelos preços. Antes de chegarmos ao local de onde saíam os transportes (na Calle 2), um guia de turismo nos disse que o preço de cada parte do percurso era 70 pesos. Incomodados, pois já havíamos pesquisado o preço antes, perguntamos a um senhor que estava na van o preço até as ruínas – e assim descobrimos o valor desinflacionado (45 pesos).

Quanto custa?

90 pesos de transporte (ida e volta de van) e 70 pesos de ingresso para estrangeiros.

O que fazer?

Andar, andar e andar. O percurso não é longo, mas é um lugar excessivamente turístico. Mesmo sem termos encarados longas filas para entrar, ainda assim tínhamos de esperar esvaziar alguns lugares para tirarmos boas fotos. O segredo é ir com calma e aproveitar para ler as placas informativas sobre cada ruína. Caso tenha interesse em contratar um guia, o preço é de 150 pesos.

Dicas

    • Leve muita água e protetor solar!

Se der a sorte (que não tivemos) de pegar a praia sem sargaço, leve também roupa para nadar. Pesquise antes a situação do sargaço na costa leste do México.

img_0349
Um menino que vimos parecia até saldar o sargaço
  • Assim que descer da van, já oferecerão o transporte até as ruínas (por 25 pesos). Não achamos que vale a pena – é um percurso reto de 15 minutos (e com sorte, na sombra). Você andará muito mais nas próprias ruínas.
  • Não desobedeça a sinalização. Vimos um marmanjo de 40 anos pulando pra se encostar no Templo; um menino puxando o rabo de uma iguana e muito lixo nos caminhos até o Pq. Nacional (principalmente garrafas).
  • Ao terminar o recorrido das ruínas, vá pra direita para chegar ao ponto de partida (bilheteria) e voltar pra cidade de onde veio (Playa, Cancún…). Se virar à esquerda, como fizemos, você pegará um caminho reto sem fim que levará a uma série de praias privadas (uma pública no início) até o povoado de Tulum (se for andar a pé, é bem longe).
  • Entramos sem fila (talvez por causa do sargaço), mas se for em alta temporada, se prepare para pegar algumas filas.
  • Há um lugar, oposto ao palácio maior, todo gramado, em que você consegue uma tomada de foto pegando praticamente todo o complexo de ruínas de Tulum e até o mar ao fundo. Veja na foto abaixo:
img_0386
O point para uma boa foto ao final do percurso onde pouca gente vai

Veja o vídeo que fizemos de Tulum lá no nosso facebook!

 

Anúncios

2 comentários em “Ruínas de Tulum – México”

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s