Rio Secreto – México

Playa del Carmen possui inúmeras opções de passeios para se fazer enquanto estiver por lá e o mais legal são as possibilidades que se tem. Rio Secreto é um dos mais bonitos locais para se caminhar e nadar em cavernas e a experiência é encantadora! Chega mais pra saber como fazer!

1394223762

Rio Secreto é um local onde se caminha dentre cavernas recém-descobertas (2006) e abertas ao público em 2011. Existem vários pacotes para se fazer e vamos deixar aqui o site para que encontre o que pode te agradar mais… mas infelizmente não é o mais barato dos passeios, por isso escolhemos somente este enquanto pagamos bem menos nos outros (alguns tão inusitados quanto, como o Chaak Tun – Cenotes de Playa del Carmen (México), onde se pode fazer snorkeling).

Você começa caminhando por uma selva tropical bem fechada e participa de uma pequena cerimônia Maya onde te ensinam as palavras correspondentes a Bom Dia e Obrigado. Após isso inicia-se o percurso com uma caminhada pelas estalagmites e estalactites sem poder tocá-las. Uma simples dedada na ponta corta um ciclo de milhões de anos para sua formação contínua através das gotas. Em Chaak Tun o guia bateu em uma estalactite morta com sua lanterna e o som é incrível, como uma nota de um baixo com um timbre sensacional.

Após algumas pisadas em poças (cuidado para não se ralar nos calcários) e muita caminhada se chega aos lugares em que se nada e aí a coisa fica muito gostosa. As luzes nos capacetes e nas águas dão um tom azul muito bonito para o interior da caverna.

Em alguns momentos vemos as bactérias leche lunas que deixam as estalactites brancas com brilho devido a umidade. Quando chegamos em um lago bonito, nos demos as mãos e fizemos um minuto maya na escuridão total, com todos boiando em círculo. Novamente: é mais escuro do que fechar os olhos!

As formações são incríveis e não há holofotes coloridos (que até são bonitos em aglumas cavernas por aí, mas tiram um pouco da naturalidade do lugar). O percurso se encerra com a luz entrando ao lado de uma árvore de raízes profundas. Acabou… 1h e meia de percurso e mais 1h e meia para todos os detalhes (se aprontar, tirar tudo, comer, descansar nas redes…).

Onde fica e como ir?

Fica próximo de Playa del Carmen, por isso não compensa pegar táxi. Vá até o local de onde saem as vans para Tulum (saiba onde aqui: Ruínas de Tulum – México ) e peça para descer no Rio Secreto, é praticamente uma das primeiras paradas na rodovia federal (nos custou MXN25 cada um). Descendo, você já estará na entrada onde há a bilheteria e a recepção com instruções.

 

Horários?

O último recorrido é às 13h, saindo de hora em hora. Nós pegamos o da 12h… é um bom horário, pois após o recorrido você irá almoçar (incluso no preço).

Quanto custa?

Esta é a parte chata. O tour mais em conta (regular) sai em torno de USD$79 e há outras opções mais caras em que se pode andar de quadrimoto, bicicletas, fazer rapel e outras coisas. Você pode conhecer todas as opções no site oficial deles.

Vale a pena?

Fizemos o regular e sim vale a pena! Você andará bastante, nadará dentro da caverna com todo o equipamento incluso e irá ver o que os espeleólogos observam (espeleologia é a ciência de estudar cavernas). O regular incluirá um transporte até a entrada da caverna (é longe), roupa de neoprene, sapatilhas, capacete com lanterna, um locker, banheiros e um almoço. Também há um drink típico de brinde.

 

O que não é legal?

Infelizmente você não pode levar suas câmeras, nem celular por diversos motivos (um deles é ficar com os braços livres e não atrasar a galera). Todo grupo é acompanhado de um fotógrafo e você pode comprar as fotos após (MUITO CARO!) – eles dão um preço na bilheteria, mas é o preço de UMA foto, a de todas é cerca de USD$100.

Esse preço caro, pelo que vimos, faz que a maioria não compre nada e saia sem nenhuma foto. Não sei até que ponto isso valoriza mesmo o trabalho da fotógrafa que fica zanzando de um lado pro outro pra capturá-las e no final tem todos os seus arquivos na lixeira. Sugerimos no nosso feedback lá que seja mais em conta, para que eles lucrem, o fotógrafo tenha seu trabalho mais reconhecido e as pessoas possam desfrutar mais de suas memórias de um lugar tão bonito.

Dicas!

  • Fique amigo da galera pra tentar rachar o preço das fotos e sair bem mais em conta.
  • Se tiver sua sapatilha já, leve! Mas lá te dão também… (molhadas e usadas hehe…).
  • Se usar óculos, talvez seja bom ter aquelas alcinhas para ficar tranquilo. Ajuda bastante quem é míope, pois há bichinhos bem pequeninos que vivem no ecossistema da caverna.
  • Vá de van, pois de táxi te cobrarão 10x mais sem dúvidas.
  • Vá de roupa de banho, pois haverá uma ducha coletiva antes, portanto nem perca tempo com protetores, repelentes, maquiagens…
  • Não poderá levar nada além da chave do seu locker e um óculos ou algum artigo de sobrevivência (uma moça que foi conosco levou uma bombinha de ar). Deixe brincos, carteiras, celulares e tudo o mais no locker.
  • Se você usar o ônibus da ADO (em qualquer região da Riviera Maya), o seu boleto dá 20% de desconto. Dê uma pesquisada antes, sempre!
Anúncios

Uma consideração sobre “Rio Secreto – México”

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s