Cozumel – México

Cozumel é uma ilha na Riviera Maya e só o fato de ela ser uma ilha já é muito bom! Adoramos ilhas por suas características, histórias e principalmente climas (muito mais frescos que cidades litorâneas). Nossa passagem por aqui teve snorkel com ótima visibilidade na faixa (free!) e a triste visão das arraias confinadas. Chega junto pra acompanhar.

img_0470

Vínhamos de dois dias nublados e com muito sargaço em Playa del Carmen. Com o sol veio a vontade então de ir até Cozumel no melhor dia e deu certo! Pegamos o ferry com um preço justo e fomos até a ilha, que está completamente livre do mal do sargaço (alga marrom que tomou a costa maia do México devido às correntes por vários meses). Chegando, saímos para caminhar rumo ao sul da ilha para encontrarmos pontos de snorkel com boa visibilidade sem precisar pagar nada.

O resultado foi isso, três locais bem tranquilos para essa prática com ótima visibilidade, peixes bem diferentes do que já tínhamos vistos e até um cercado de mantarrayas (jamantas, em português) enormes. Aqui é triste, pois elas estão confinadas em um cercadinho de uns 40m² para que os turistas de Stingway Beach possam tirar fotos com elas. Não queremos julgar, mas não nos agrada muito este tipo de tour (por isso não espere nos ver abraçados com um golfinho/orca/foca). Fizemos algumas imagens do cercado e ficamos muito impressionados com o tamanho delas em um espaço relativamente pequeno.

Caminhamos pela orla, comemos no Chedraui (hipermercado com preços ótimos para comer sem gastar além do que dá), vimos o centro e suas lojinhas e toda a orla oeste. Optamos por não alugar carro, moto ou bike, pois achamos que não compensaria (até mesmo porque havia o risco de o sargaço ter tomado as praias do leste da ilha). Voltamos com o ferry das 20h.

Onde é e como ir?

Fica na Riviera Maya, pertinho de Playa del Carmen. Você deve ir até o molhe de onde saem os ferryboats (barcos enormes e confortáveis), mas antes compre seus bilhetes com o pessoal sob pequenos guarda-sóis. Estes vendem por um preço bem mais em conta do que nos quiosques ou no próprio cais. Economizamos bastante aqui – pagamos MXN 250 (somadas ida e volta), sendo que perto do cais ele é vendido por MXN 370.

Veja nosso vídeo de Cozumel 

Como fazer snorkel sem gastar?

Você pode fazer snorkel grátis assim que descer do ferry. Basta seguir para a direita (para o sul da ilha) beirando o mar por cerca de 25 minutos. Primeiro chegará a uma pequena praia (pequena mesmo) ao lado do farol e do cais de onde saem os barcos de carga. Aqui já dá pra nadar e fazer snorkel com ótima visibilidade. Depois você segue no mesmo sentido e encontrará um ponto com pedras e corais (sem areia) e 5 minutos depois uma outra praia (um pouco maior) ao lado do Stingway Beach (cercadinho das arraias) – caso queira vê-las, vá nadando até o cercadinho e verá um montão delas, além de um punhado de peixes diferentes. Dá até para ficar de pé ao lado da cerca.

img_0564

Dicas!

  • Se estiver sem dinheiro (como nós), não se assuste com os preços (barcos por 30 dólares, jipes por US$ 80). Os vendedores tentarão te convencer de que é impossível andar a pé pela ilha, mas 30 minutos de caminhada já garantem 3 snorkels e um rango no mercado. A passagem do ferry mesmo não é cara, e é o único item que você realmente precisa pagar.
  • Vá cedo para aproveitar bem a ilha – o primeiro ferry sai às 7h/8h, dependendo da empresa escolhida. Os últimos ferrys de volta saem entre 21h e 22h, não bobeie.
  • Compre seu bilhete do ferry na Quinta Avenida de Playa para pagar menos. São muitos vendedores oferecendo o passeio; vá perguntando o preço e decida pelo mais barato.
  • Se for alugar algum veículo para andar pela ilha (em alguns pontos só se chega de jipe, quadrimoto ou bike) o faça em Playa e pague o transporte pelo ferry. Outra opção é andar dentro do centrinho de Cozumel e alugar carros antigos transformados em conversíveis. Os que te oferecem no barco ou logo na saída te cobrarão bem mais caro.
  • Fique de olho no seu bilhete – existe mais de uma empresa que faz o transporte de ferry. Não entre em filas quilométricas antes de saber se poderá embarcar!
  • Se estiver com muito pouca grana em Cozumel, coma no Chedraui. Este hipermercado tem muitas opções para você ficar de boa comendo bem e pagando muito pouco. Aqui você pode comprar um galão de 10 litros de água (28 pesos) mais barato que uma garrafinha de 600ml na praia (30 pesos). O mercado também é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas baratas!
  • Para pegar o lado externo, em cima do ferry, você precisa pegar o começo da fila. Ele enche rápido. Acreditamos que essa seja a única desvantagem dos ferrys mais baratos (os outros têm mais espaço na cobertura).
  • Recomendamos que você já leve seu snorkel e sua sapatilha pra ficar de boa. Como há pedras, corais e ouriços, pode machucar os pés. Nosso snorkel já tem alguns anos e foi comprado usado no Mercado Livre – não nos arrependemos nem um pouco, é até melhor do que os que oferecem em barcos de passeio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Uma consideração sobre “Cozumel – México”

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s