Laguna 69 – PERU

Um dos mais difíceis trekkings fáceis da América do Sul… essa é a alcunha que podemos dar para o trekking da Laguna 69 em Huaraz no Peru. Você vai saber aqui o porquê disso e além das informações vai poder ver um vídeo que fizemos literalmente passo a passo durante o trekking até lá. Ahh… e vai descobrir por que ela tem esse nome que mexe com o imaginário hahaha!!! Siga-me os bons!

06012015-DSC_0283

Onde fica? 

A Laguna 69 fica em Huaraz (30km da cidade), na cordilheira branca do Peru, acima dos 4000m de altitude. Veja nos links acima nossa passagem por Huaraz e neste aqui para ver nosso mochilão Peru – Equador.

DSC_0254-001.jpg

Qual o nível do Trekking?

Ao invés de fazer rankings, é melhor descrever mesmo! É um trekking em que se anda muito! Muito mesmo! Não tem escaladas com mãos, equipamentos, cordas, nada disso… é pura perna! São praticamente 15km (ida e volta) começando em 3800m e terminando em 4600m acima do nível do mar. Não tivemos nenhum sintoma da altitude a não ser o anda anda… respira… respira… anda… Saiba que é normal muita gente não ir até o final, infelizmente. Por isso se você tiver um guia pode ser interessante pois eles dão um apoio melhor do que quem nunca foi. No nosso caso, Carina e as alemãs não conseguiram ir até o final mas curtiram ainda assim.

DSC_0306-EFFECTS.jpg

Quanto custa?

Você pode fazer bem barato por menos de 30 soles mas é muito arriscado pois estará contando com transporte público pra lá de confuso. Em agências pode fazer de 30 a 70 soles, contando ou não com guia. No nosso caso, foi só a van! E ela te deixa no começo da trilha e te espera quando voltar. Daí pra frente é “te vira meu filho…” E sim.. nos perdemos! hahaha…

DSC_0240.jpg

Quando ir?

Nós fomos em Janeiro, que é considerada baixa temporada então alguns preços ajudam. Quem viaja mais nessa época por lá são os próprios peruanos de férias. É baixa temporada pois tem mais chuvas, mas não tivemos problemas com chuvas. Demos sorte até. A alta temporada é no inverno, Julho, Agosto… mas o frio será mais intenso então é melhor se equipar um pouco mais.

De onde sai?

O que fizemos foi por Huaraz, então nós te recomendamos a combinar com o hostel em que você esteja, o preço geralmente é o mesmo e a van que te levará é a mesma de quem foi lá na agência comprar. Em Huaraz é sempre meio assim mesmo… só especifique se quiser com ou sem guia. Ele costuma sair pelas 5h da manhã e estar de volta pelas 19h.

DSC_0237.jpg

O que levar?

Roupa para trekking normal, tenis adequado, corta vento, 1L de água ao menos (dá pra carregar nos riachos e lagoas), snacks e algo mais consistente pois é pesado o trekking. Não esqueça da câmera carregada e com memória! 😉 – E ah… há muitos corajosos que nadam lá, então cogite esta hipótese!

DSC_0256.jpg

O que você vê no caminho?

Se for na van, opte por ir no lado direito que a vista é melhor. E logo no começo você verá um dos lugares mais bonitos de Huaraz, a Laguna Llanganuco! Seja chato caso te apressem pois a vista é linda e o lugar deve sim ser apreciado com calma.

Como é a trilha?

A média é de 3h pra ir e 2h pra voltar, mas nos perdemos e levamos 4h pra ir e 2h30 pra voltar. Nos perdemos porque não tínhamos guia, nem mapa nem nada… E bom, depois de 1h30 mais ou menos de trilha de muitos passos, vem uma subida mais forte pra chegar até a laguna mesmo. Essa parte é que derruba muita gente de canseira. Mas se você já encarou o Fitz Roy no Chaltén (Argentina) esse é moleza.
Bom, a gente gravou um passo a passo, literalmente, da nossa trilha. No começo não dá para ouvir muito por causa do vento, mas logo se ajeita! Dá uma conferida no YouTube aí!

Nossa experiência com a 69… ui.

DSC_0269-PANO.jpg

Por que 69?

Provavelmente todo mundo pergunta isso lá. Será que tem relação com a posição sexual onde homem e mulher ficam invertidos, na qual conhecemos por 69? Bom, a verdade é que quando se pergunta, eles falam o seguinte:

  • Por que é 69? Porque vem depois da 68.

Exato. Parece que há tempos atrás houve uma catalogação das lagunas da região e esta foi a 69ª a ser catalogada. Mas também tem uma lenda que se conta – sem pé nem cabeça diga-se de passagem – onde uma mulher teve um sonho em que se mergulhasse nela congelada sete vezes engravidaria. Dito e feito, ela deu a luz há vários filhos depois. Por causa disso, muita gente faz isso como se fosse um ritual de fertilidade. Até aí beleza… mas caso você tenha reparado, não há nenhuma menção a posição nisso, mas alguns dizem que para os antigos esta posição era relacionada a fertilidade (erm… mas diga-se de passagem, que de fértil ela não tem nada já que é tudo na boquinha hahah…).

A verdade é que não se sabe bem o porquê do nome. Ter este nome parece ser um apelo turístico, mas nada se sabe e isso pouco importa na verdade, pois bonita ela realmente é!

06012015-IMG_2559

 

 

 

Anúncios

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s