Laguna do Vulcão Quilotoa

Conhece algum ônibus circular que te leva para a cratera de um vulcão de 3km de diâmetro com um baita lago dentro?

Nós voltávamos de Baños, no leste do Equador, e pegamos um transporte até a cidade de Latacunga, para de lá tomarmos um ônibus circular bem simples que viaja por uma estrada maravilhosa e perigosamente estreita, circundando grandes montanhas até chegar à comunidade de Zumbahua. De lá percorremos mais alguns km e descemos na comunidade próxima do vulcão extinto junto com crianças que voltavam da escola.

No caminho, as crianças nos viam e davam risada, interagimos com elas e já íamos apreciando o local! Esse transporte público até lá sai em torno de U$1,50 dólares (o Equador adotou o dólar americano como moeda oficial há alguns anos) e viaja por vários km paisagens adentro!

Depois de chegarmos, apreciamos muito o Lago Quilotoa visto lá de cima. Da borda, descemos um caminho de terra e degraus por longas 2 horas curtindo a vista e sacando fotos! Lá embaixo a sensação é diferente, mas é grandioso observar seu diâmetro e a altura das bordas do vulcão vista de dentro da cratera.

Para voltar, como queríamos ainda aproveitar o tempo, decidimos pedir ajuda para uma camponesa que nos emprestou dois cavalos para subir (claro que pagamos um valor um tanto caro por isso). Voltamos a cavalo primeiramente porque a pé demoraríamos um tempo que não tínhamos naquele momento; segundo, porque os cavalos nos proporcionaram uma experiência ampliada daquela paisagem toda; e terceiro, porque algumas pessoas do vilarejo sobrevivem com este tipo de serviço.

Já lá em cima olhamos que havia trilhas para bikes, mas não tínhamos mais tempo, depois de curtir mais um pouco conseguimos pegar uma carona em uma caminhonete até Zumbahua, de onde pegamos novamente aquele simples ônibus para voltar a Latacunga… No dia seguinte, iríamos ao imponente Cotopaxi (vulcão que estava adormecido há mais de 100 anos e que voltou a expelir cinzas no mês passado).

Quilotoa – Vulcão extinto
3.914m de altitude
300m de subida-descida vertical da borda ao lago
3km de diâmetro e 250m de profundidade na água
Última erupção: 1280

Anúncios

Uma consideração sobre “Laguna do Vulcão Quilotoa”

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s