“Canción y Huayño” no charango Boliviano

Uma história muito engraçada aconteceu envolvendo o charango (instrumento de boliviano) quando saíamos de El Alto (Bolívia) para Iquique (Chile): na rotineira averiguação de malas no aeroporto me defrontei com um militar boliviano. A Carina passou facilmente, mas eu fiquei retido para que ele visse minhas coisas e quando viu o charango começou a falar que eu podia ir adiante, mas que o charango ficaria. Fiquei com uma cara de “ué, o que houve?”… e ele tirou da capa, começou a rir com o outro militar e disse que estava desafinado. De ouvido afinou e deu uma curta tocada. Eu fiquei rindo e sem acreditar que ele confiscaria meu instrumento recém-conquistado. Perguntou se eu falava espanhol e coisas do tipo e a conversa caminhou um pouco até que ele resolveu deixar o charango viajar pro Brasil comigo hahaha… Até hoje me pergunto se ele tinha um nível avançadíssimo de ironia e sarcasmo ou se era apenas um brincalhão de farda… O que vocês acham? E tem mais…

Junto do charango compramos um tambor de pelos de coelho em La Paz e se na saída os guardinhas bolivianos zicaram com o de corda, na entrada em Iquique, no Chile, lá estávamos de novo encarando guardas chatos haha… e dessa vez eles implicaram com o tambor. Achavam que tinha algo dentro, como drogas ou sei lá (coitado, não fumo nem capim) e estavam loucos pra meter o canivete no couro do coelho que já nem vivo tava mais. Nem sei como, acho que queriam ver a reação, pois não me lembro de ter dito nada muito bom para que não fizessem o que pareciam querer fazer.

Esse é um dos poucos vídeos que não gravamos durante a viagem. Dos postados, o primeiro! O motivo é simples, quando consegui um charango em La Paz não sabia tocar ainda e como estávamos nos últimos dias de viagem só tive como aprender quando estava no Brasil.

A música boliviana “Canción y Huayño” é de Mauro Nuñes e conhecemos ela através do guia músico que nos levou para alguns lugares do norte do Chile (já postamos um vídeo dele tocando flauta aqui – Guia músico nas lagunas altiplânicas -… Como esquecemos o nome dele, passamos a apelidá-lo de “Poco a Poco” devido a esta música que ele cantou e que ficou na nossa cabeça pra sempre… Demorei pra descobrir o nome dela e graças a umas anotações da Carina, dois anos depois, achei uma versão da Mercedes Sosa e fui procurar a letra! E aí está… me desculpem apenas pelas desafinações vocais, a cara de thundercats e a barba de fera da bela hahaha…

08012014-IMG_2071
#goodvibrations

Anúncios

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s