É tudo muito simples. Fomos até El Callao, uma cidade grudada em Lima, onde inclusive fica o Aeroporto Internacional. Fomos duas vezes até lá. Conhecemos o Real Felipe, um forte militar construído no século XVIII e também fomos até a praia que é o início deste vídeo. O interessante é não haver areia na praia, como em muitas do Peru, sendo toda forrada de cascalhos, gerando assim um som muito gostoso e tranquilizante quando a água recua sobre as pedras. Um pau-de-chuva gigante!
Fomos até uma marina de onde sai o barco para as Islas Palomino e partimos. A pessoa que nos acompanha conta sobre o local e sobre a atividade com os lobos marinhos que é algo único no mundo. Sempre se pergunta como eles são, se mordem ou coisas do tipo. Nossa descoberta: são animais extremamente curiosos! Eles nadam e pulam de todos os lados, passam por suas pernas, pés, mãos e não fazem nenhum mal. Porém, como são animais, seu comportamento, assim como o de um cachorro desconhecido, pode ser volátil. O máximo que parece ter havido em um desses passeios foi uma abocanhada, daquelas que o animal apenas morde de leve sem ferir, como quem usa a mão ou como um cachorro quando brinca de morder com seu dono, de qualquer forma, não se deve abusar e o respeito para com os animais e a natureza deve ser sempre prioridade.O mais gostoso é ouvir o som deles… são milhares de lobos por todas as ilhas uivando e latindo, parecendo uma grande choradeira haha… Enfim, são animais encantadores!!! E claro que além deles pode-se observar diversos outros, como guanayes, gaivotas, pelicanos, caranguejos, estrelas-do-mar e tantos outros… Aqui não vimos golfinhos, nem os pinguins de humboldt, porém os vimos em Paracas, mais ao sul do Peru! Vale a pena! Porém, Palomino é mais desconhecida e a oportunidade ainda existe, embora possa ser vetada daqui alguns anos dependendo da nova legislação ambiental que entre em vigência. Infelizmente os lobos sofrem muito nos mares do Pacífico, devido à pesca com dinamite, que ainda é muito comum. Pudemos encontrar alguns cadáveres de lobos em uma praia deserta que visitamos em Paracas… foi bem triste.
Como ir?
Algumas dicas:
– Callao é uma cidade perigosa, pelo que nos disseram. Enquanto aguardávamos de boa no começo da tarde, perto da praia, alguns trabalhadores nos pediram para não ficar lá de bobeira, pois ocorriam muitos assaltos! Graças a Deus não houve nada!
– Mesmo Callao sendo grudada em Lima, como região metropolitana, os taxistas de Lima dificilmente aceitam ir para Callao, pois são prefeituras diferentes e com regras de trânsito muito distintas. Os taxistas reclamam que não compensa ir pra Callao pois tudo vira multa e eles acabam saindo no prejuízo. Depois de insistirmos, conseguimos um… que era um senhor negro bem de idade… e que nos deu uma belíssima conversa sobre futebol! Foi uma das conversas mais memoráveis que tivemos, com ele contando as belas histórias do passado envolvendo a seleção Peruana e a Brasileira… Pelé… Garrincha… com aquele amor latino pelo bom futebol! Foi sensacional ouvir aquelas histórias tão ricas em detalhes e paixão!
Uma consideração sobre “Nadando com Lobos Marinhos no Peru”