Lago Titicaca

Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo!

Seguem algumas imagens que fizemos quando navegamos pelo Lago Titicaca (fronteira entre Bolívia e Peru), no trajeto entre Copacabana e a Isla del Sol. É considerado, em volume d’água o maior lago da América do Sul.

Seu nome Titiqaqa vem do quéchua, um dentre muitíssimos outros dialetos e idiomas falados na região, assim como o aymara, porém não se tem uma tradução exata deste termo. Utilizando os significados no aimará e quíchua chegou-se a uma expressão próxima de “Pedra do Puma”.

Dentro dele há uma ilha conhecida como Isla del Sol, onde estivemos e, segundo a história, Manco Capac e Mama Ocllo teriam sidos orientados a procurarem um novo local pelo Deus Sol. Sendo batizada como Ilha do Sol, ela teria sido o berço dos Incas, que depois acabaram sendo dispersos e conquistados pelos espanhóis. Ao longo do Titicaca há diversos sítios arqueológicos, dentro e fora d’água.

Algumas curiosidades:
– Dizem que muitos tesouros estão submersos, pois os Incas os atiravam ao lago ao saber que os espanhóis se aproximavam. A profundidade do lago varia entre 250 e 150 metros.

– Seu azul turquesa é maravilhoso e raro como podem ver no vídeo! Principalmente quando há sol!

– Na Isla del Sol, ficamos em um local bem aconchegante e agradável que mostraremos em um próximo vídeo, mais adiante.

– A temperatura da água é muito fria e recomenda-se não se banhar, por poder causar hipotermia após alguns minutos na água e também devido a tradições e crenças regionais.

– Nossa guia aí, a amável boliviana Silvia, nos contou que nesta região não costumam gostar muito dos argentinos. Segundo ela, as razões são simples… muitos apenas usufruem do local sem deixar nada (não usam guias, não gastam nada.. trazem suas coisas, acampam, pegam carona nos barcos alegando não ter dinheiro pra pagar e ainda muitas vezes deixam lixo, sobem na pedra do sol e outros locais sagrados, ainda sendo rudes com os moradores).

 

Sabemos que independente de países e povos, devemos honrar nossa inteligência humana e respeitar o local para onde vamos e todo o seu contexto!

Uma consideração sobre “Lago Titicaca”

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s