Ocarinas da Casa Concha (Cusco)

A ocarina é um instrumento de sopro globular feito, geralmente, de porcelana, terracota, madeira ou pedra. Pertence à família das flautas e é um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo. Estima-se que a mais antiga já encontrada data de 12000 anos atrás, da cultura maia.

Nos países andinos é comum encontrar ocarinas artesanais, decorativas e profissionais. Durante nossa visita ao Museo Machu Picchu (conhecido também como Casa Concha) em Cusco, nos encontramos com este músico que estuda a Ocarina na cultura peruana (desde os ancestrais) e as desenvolve seguindo modelos que foram encontrados em culturas antepassadas. São muito bonitas e de um som bem bacana! A do cervo nos encantou pelo som grave, mas não tínhamos como levá-la (por questões mochileiras e financeiras hahaha!)

A Casa Concha, para quem quiser visitá-la no Peru, abre de Segunda a Sábado, das 9h às 17h e custa S/.20 (soles) para estrangeiros e S/.10 para estudantes com carteirinha internacional.
Casa Concha – Calle Santa Catalina, 320 – Cusco, Peru.

É muito interessante ir para conhecer mais da cultura peruana e principalmente sobre Machu Picchu. Apenas para matar a curiosidade: você consegue algumas ocarinas em torno de 10 reais (pequenas), 50 reais (medianas) e outras maiores como a do cervo que ele tocou no vídeo por volta de 200 reais. Durante nossa passagem por lá, ele não só tocou algumas para a gente como também conversou sobre seu processo de estudo e seu trabalho de pesquisa em rebuscar designs originais de épocas bem remotas. A que mais gostei foi justamente a de cabeça de cervo, mas muito cara para meu bolso naquele momento! Ela é zoomorfa, proveniente da cultura inca, mais grave com notas E, D, C, C, E, G, A… um charme!

Uma curiosidade da Casa Concha é que estava meio vazio no dia em que fomos, mas havia dois garotos jogando bola, em pleno pátio do museu! Foi inusitado!
Tück

Ocarinas na Casa Concha
Ocarinas expostas na Casa Concha em Cusco. Os designs variam de acordo com o tipo de afinação, o tamanho e a cultura da qual provém, sendo a maioria de origem Inca.
Batendo uma bola
Garotos batendo bola em pleno museu!
O Músico e as Ocarinas
Quando falamos que íamos fotografar, ele pediu para esperar! Arrumou o gorro, o poncho, empunhou um dos instrumentos e pronto!
Anúncios

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s