Monte Chacaltaya

O Chacaltaya é um pico da Cordilheira dos Andes de 5 421 m de altitude localizado na Bolívia. Está a cerca de 30 km da cidade de La Paz e seu acesso é por uma estrada estreita e bem íngreme construída nos anos 1930. Quando fomos, estávamos com um guia que no meio do caminho nos contou que era a primeira vez que fazia essa rota. Na ida vimos o quão íngreme era, mas na volta vimos que o pior não era isso, e sim o deslizamento de pedras gigantes. Uma delas, redonda, do tamanho de uma máquina de lavar, caiu e fechou parte do caminho, e os que vinham em outro automóvel não poderiam passar até que se retirasse a pedra. Se uma daquelas acertasse o carro em que estávamos, com certeza teríamos virado patê! Cruzes!

Aqui a curiosidade é que neva no verão, por causa da umidade! No inverno o frio é intenso, mas o tempo é seco demais. Por isso era o melhor lugar para se esquiar no verão, mas daí os impactos das mudanças climáticas começaram a afetar mais e mais estes locais e hoje a estação de esqui não está mais funcionando por falta de condições para a prática. Uma pena!

Outra coisa que há no Chacaltaya é o Observatório Astrofísico, que por muitos anos foi o maior colaborador nos estudos mundiais de raios cósmicos.

Chegar aqui não é complicado. Em La Paz encontram-se guias que fazem  o trajeto para este lugar, e o preço é bem acessível, em torno de $90Bolivianos ($30 reais quando fizemos)… e geralmente eles te acompanham depois para o Valle de la Luna, que é um lugar extremamente surreal devido à erosão. Vale muito a pena conhecer!

MAS ATENÇÃO hehehe… quando estivemos no Chacaltaya já estávamos bem aclimatados com a altitude. Se você chegar a La Paz de avião ou tiver acabado de subir de ônibus, primeiro acostume-se, pois conosco haviam 4 brasileiros que tinham acabado de chegar na cidade e quando estiveram lá em cima logo começaram a sentir uma terrível dor de cabeça! Por isso reforçamos, não menospreze a altitude, são 5300m acima do mar e no Brasil não há lugar nenhum que chegue sequer perto disso! Sempre procure se aclimatar primeiro!!!

 

Anúncios

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s