9 Locais na Colômbia que você precisa conhecer

Tratando-se de um país sul-americano situado entre a Amazônia e o Caribe, cortado pelo final da Cordilheira dos Andes, com rios, florestas, vulcões, praias, ilhas, montes, selvas, cidades e muita história, pudemos selecionar apenas uma amostra dos lugares mais expressivos. Conheça agora nove lugares que visitamos e selecionamos aqui pra você conhecer quando planejar  sua viagem à Colômbia…

1 – Cartagena das Índias – Cidade charmosa dia e noite, com uma gostosa vida noturna e uma linda vista para o Mar do Caribe. Você pode se deliciar com as histórias de invasões, piratas e resistência; pode assistir ao pôr do sol no Café del Mar com direito a aplauso no final e uma música ‘new age’ de fundo; pode curtir as praias locais, como a Playa Blanca; apreciar o melhor da cultura caribenha da Colômbia de noite e de dia, sempre com muita música…

2 – Medellín – Segunda maior cidade da Colômbia, cultural e cosmopolita, cheia de histórias e com uma variedade enorme de parques, museus e atrações culturais. Dois milhões de habitantes em uma cidade grande que de noite parece estar dentro de uma galáxia, com luzes por todos os lados (impressão causada devido ao seu terreno irregular nos lados e plano na região do rio e do metrô). Aliás, o metrô é um ótimo aliado para locomoção barata e eficiente para te levar a lugares bem bacanas como Praça Botero, Museu de Antioquia, Parque Explora, Parque dos Pés Descalços, Castillo, Poblado e muitos outros lugares bacanas… Assim como Cartagena, é um ponto estratégico para fazer bate-volta ou ir a lugares próximos bem interessantes.

3 – Casa do Ar – La casa en el aire é um lugar único no mundo! Construída por alpinistas colombianos aos pés do Cerro San Vincent, região de Abejorral, a casa fica praticamente no ar, flutuando junto a uma parede de pedra (parte do San Vincent), sustentada apenas por cabos de aço. O lugar é lindo, tranquilo e de sossego invejável. O acesso não é dos mais difíceis, porém pra entrar na casa alguns passinhos de escalada na pedra são necessários, já que não tem escada pra subir. Por aqui, além de dormir no Aero Hostel, você pode fazer tirolesa (canopy), pêndulo (se jogar da casa preso a uma corda), trilhas  de até quatro horas para o rio (pra baixo) ou para o topo do San Vincent (pra cima), acampar e dormir numa rede presa em um cabo de aço a 80m do chão! Um lugar que, pra nós, foi demais de especial… aliás, fomos os primeiros brasileiros a estar neste lugar mágico!

4 – San Andrés – Uma ilha de aproximadamente 70 mil habitantes a 800km de distância do continente sul-americano. Sim, você pega um voo doméstico em cidades como Bogotá, Cartagena, Río Negro ou Medellín para San Andrés e curte uma ilha incrível no meio do Mar do Caribe. Aqui, no entanto, você precisa de uma ‘tarjeta turística’ que consegue no aeroporto, caso contrário, não entra. A cidade já é bacana (muita gente gosta de comprar por ser uma zona franca, mas não é nossa praia rs…)… mas nossa praia era literalmente Spritt Bay, Jhonny Cay, Piscinilla, Acuário… Lugares lindos com água de tudo quanto é cor.

5 – Providência – Se San Andrés já é especial, Providência é espetacular. Uma ilha ainda menor, a 150km de distância de San Andrés para a qual você pode ir de aviãozinho (empresas como a Satena voam pra lá) ou de catamarã. O aviãozinho é tipo uma van com asas (estávamos receosos mas foi um voo pra lá de tranquilo) e o catamarã é um barco com capacidade para cerca de 60 pessoas (bem disputado, portanto compre com antecedência) e que balança muito na volta (e ainda mais na ida, contra a maré). Mas as 3 horas de barco (ou 35 minutos de avião) valem muito a pena. A pista que dá a volta na ilha tem só 17km e os habitantes (em torno de 5 mil) falam oficialmente o crioulo, um dialeto que mistura inglês e francês, além do espanhol com fluência. Cidade tranquila, praias super vazias, uma ponte flutuante que a liga à ilha de Santa Catalina, histórias do Pirata Morgan, lugares paradisíacos que você só acredita vendo, como o Cayo Cangrejo, e um dos lugares mais incríveis para se ver um pôr do Sol.

6 – Cânion de Chicamocha – Uma paisagem diferente, cheia de cânions em uma altitude relativamente baixa para os padrões da América do Sul. O Parque Nacional é bem estruturado e com vistas bem bonitas, incluindo o das estátuas do memorial dos personagens históricos da região de Santander, departamento da Colômbia. Você pode escolher se fica na cidade de San Gil, terra de esportes de aventura, iguanas e esquilos no meio das praças e de um rio que corta a cidade no meio, ou em uma cidade maior de nome engraçado: Bucaramanga.

7 – Santa Marta – Mais ao norte e ao leste da Colômbia, uma cidade portuária que achávamos ser pequena, mas que nos surpreendeu demais. Muito quente, porém não tanto quanto os 40 °C de Cartagena, tem a praia encostada na cidade com um mar super calmo e uma vida noturna muito bacana: pudemos dançar em uma das calles ao som de “Chan Chan” interpretada por músicos que tocavam próximo ao Muzzeria, lugar delicioso para se comer! Aqui também fica o Parque Nacional Tayrona, onde você pode ver praias belíssimas do Caribe Colombiano, fazer snorkel também, trilhar, acampar, ou ser um dos sortudos a passar a noite em redes em um lugar privilegiado junto ao mar. Uma dica apenas: consulte sobre as temporadas, pois em picos você pode acabar tendo que disputar espaço ou enfrentando filas até pra entrar…

8 – Guatapé – Saindo de Medellín, em menos de duas horas você já está avistado uma estranha pedra muito semelhante ao Pão de Açúcar em alguns aspectos, no entanto, diferente do nosso, ela está sozinha em uma paisagem predominantemente plana que abrange a represa. Subir seus 740 degraus sé um desafio, porém nada muito assustador: quando o fôlego pedir, pare, tire fotos e respire a paisagem. Lá em cima, a estrutura turística te oferece coisas pra comer e beber (como a famigerada cerveja michelada e as mangas com sal e limão) enquanto curte a vista da represa lá do alto. La Piedra é um destino ainda muito novo aos próprios colombianos, que vivem um tempo de paz e podem redescobrir o país que décadas atrás estava sitiado por uma violenta disputa entre cartéis e guerrilhas. Hoje a sensação de segurança é, no geral, mais intensa do que qualquer cidade grande do Brasil.

9 – Bogotá – Seja pra ficar uns dias ou pra aproveitar a conexão, a capital do país, Bogotá, sempre oferecerá uma atração mais metropolitana aos visitantes. Você pode ir até a região da Candelária e respirar a história das calles, dos museus, livrarias e arquitetura ou talvez ir até o Cerro Montserrat ver a cidade de cima, em uma das altitudes mais relevantes do país, com um clima bem mais frio e ameno do que de qualquer outro dos lugares que mencionamos aqui. Assim como Medellín, pode visitar museus sobre Botero e sobre escritores colombianos.

Seja pra onde for, na Colômbia você sempre será recebido bem por um povo simpático que curte seu novo momento de paz. Vai escutar ‘a la orden’ aonde pisar, porém não mais do que as músicas. Colombianos escutam música seja onde e quando for (por isso momentos de sossego são desejados às vezes rssss…)… Salsa e Cumbia na costa atlântica; Joropo (um repente sertanejo) no interior, como na cidade de Jardín; Bambuco e Vallenato (um sertanejão raíz cantado bem alto com acordeon) nas regiões de Santander e Antioquia; Pop Internacional e Eletrônica em cidades como Medellín e Bogotá; e muito, mas muito Reggae nas regiões das ilhas caribenhas (San Andrés e Providência). Mas seja qual for o ritmo, a alegria, o caos do trânsito, a música e um céu limpo sempre estarão presentes aonde você for na Colômbia.

 

Anúncios

Uma consideração sobre “9 Locais na Colômbia que você precisa conhecer”

E aí, o que achou? Diz pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s